quarta-feira, 23 de setembro de 2009

A essência do perfume

Acessório invisível, porém marcante, o perfume foi durante muito tempo utilizado pelos nossos ancentrais para invocar os deuses. Ao chegar à Europa no período da Renascença, seduziu as mulheres e virou um objeto de desejo no mundo inteiro.



Por Nathalia Borges



Reza a lenda de que nossos ancestrais primitivos foram os primeiros a terem contato com muitas fragrâncias que até hoje seduzem homens e mulheres do mundo inteiro. Das florestas em chamas, antes mesmo de dominar o fogo, o homem sentiu os cheiros que algumas árvores de troncos odoríficos, como o cedro e o pinheiro, soltavam no ar.




Quando dominou o fogo, a produção de diversas fragrâncias passaram a ser estimuladas voluntariamente. Queimando madeiras e folhas, o homem passou a invocar os deuses através dos aromas. É daí que vem o nome perfume, em latim "per fumum", que significa "através da fumaça”.




Outras lendas dão conta de que foi na Índia e na Arábia que surgiram os primeiros mestres da
perfumaria. Mas a verdadeira descoberta do poder dos aromas aconteceu somente na renascença. Popularizando-se na Europa, o perfume deixou de ser sagrado para tornar-se objeto de desejo feminino até os dias de hoje.





“Todos no trabalho já conhecem meu perfume”. A noiva Fernanda Costa conta que não sai de casa sem perfume. E, um único: 5th (quinta avenida), de Elizabeth Arden.


“Minhas irmãs dizem que deixo um rastro pelo corredor do edifício, e quando elas chegam na minha casa, identificam logo que saí”, conta. Ao chegar no trabalho, o impacto continua. Por onde passa, Fernanda vai deixando seu perfume, despertando comentários entre os colegas de trabalho.


“Todos no trabalho já conhecem meu perfume e sempre comentam”, revela Fernanda, que trouxe na última viagem aos Estados Unidos cinco frascos do seu perfume para garantir o cheiro o ano inteiro.


“Sei que meu cheiro já está associado ao 5th. Até meu carro tem o cheiro dele”, brinca. Quando perguntada se o perfume é usado, em alguns casos, como arma de sedução, Fernanda alega que não necessariamente.


“Honestamente falando, não é algo planejado. Sempre gostei de ser uma mulher cheirosa, e se isso termina sendo um recurso positivo para mim na hora da sedução, ótimo!”, finaliza.


Para o noivo e representante comercial, Paulo Roberto, estar sempre bem perfumado é sua característica marcante.


A soma da vaidade com a admiração por perfumes resultou em trabalho. Nas décadas de 80 e 90, Carlos conta que representava na Região Norte e Nordeste grandes marcas importadas, como Cacharrel e Lancôme.



“Era uma época de muita satisfação, pois eu trabalhava com algo que estava ligado ao meu hobby. Sempre fui um apreciador profundo dos perfumes, além de achar imprescindível uma mulher ser cheirosa. Sempre incentivei minhas mulheres (estou me preparando para o terceiro casamento) e até minhas filhas a usarem”, brinca.



Essência - Os perfumes são classificados dentro de três grupos: amadeirados, cítricos e florais. Essas denominações vêm da chamada família olfativa, que são as sensações presentes nas diversas fases da utilização do perfume.


Na perfumaria feminina são sete grandes famílias olfativas, das mais frescas para as mais marcantes: cítrica, lavanda, musk, floral, floriental, oriental e chipre. Na masculina, são cinco famílias: cítrica, fougere, amadeirada, chipre e oriental. O perfume é uma mistura de óleos essenciais aromáticos, álcool e água.


Os óleos essenciais são obtidos por destilação de flores, plantas e ervas, tais como a lavanda (alfazema), rosas, jasmim, sândalo, frutas cítricas, bergamota etc. É composto por notas de cabeça, notas de coração e notas de fundo. Cada nota tem o seu tempo de evaporação e, portanto, de fixação na pele.


As notas de cabeça ou de saída, voláteis e leves, são as primeiras impressões que temos ao passar o perfume. Em menos de três minutos, evaporam-se.As notas de coração ou de corpo representam a personalidade do perfume.


Normalmente são fortes e se fixam por mais tempo que as notas de cabeça. Ficam na pele por cinco a oito horas. Já as notas de fundo ou de fixação são as que aderem à pele, responsáveis pela fixação da fragrância. Quanto melhor o fixador, mais alto o preço do perfume.

SAIBA MAIS



Tipos de perfume e concentração das essências:



Eau de parfum: mais fraco, tem, em sua composição, de 10% a 20% de concentração de essências e seu efeito de fixação chega a 12 horas. Bastam algumas gotas em lugares estratégicos como a nuca, atrás da orelha e atrás do joelho, para você ficar perfumado o dia todo;


Eau de toilette: Com fragrâncias mais discretas são perfeitos para serem usados em climas tropicais com o goiano. Sua fixação não passa de oito horas, e mesmo assim, em dias mais quentes. Sua concentração de essência varia entre 6% e 12%;



Eau de cologne: Excelentes para o clima brasileiro, também podem ser usados durante o dia. Seu poder de fixação não dura mais do que cinco horas e a concentração fica entre 5% e 8%;-


Deo colônia: O mais suave dos perfumes tem o mínimo de concentração de essência, chegando ao máximo de 10%, sendo sua fixação de duas a quatro horas, com algumas exceções que chegam a até 8h.



Como usar



Aplique nas partes mais quentes do corpo onde há maior circulação sanguínea: pulso, nuca e atrás das orelhas. Ao aplicar sobre a pele, o calor do corpo evapora o álcool rapidamente, deixando as substâncias aromáticas que vão, aos poucos, se dissipando.



Experimentando



Experimente o perfume na loja e ande por, no mínimo, 10 minutos. Certos perfumes levam até uma hora para que o cheiro realmente apareça. Em algumas lojas, existem potinhos com grãos de café para anular o cheiro do perfume. Assim, você pode sentir mais de um tipo sem se confundir.



Conservação



Mantenha os fracos devidamente tampados e longe da luz do sol. Sentindo que o cheiro não é mais o mesmo ou a coloração está mais escura que o normal é sinal de que ele não está mais valendo. Então, não tenha pena, pode jogar fora!


Curiosidade



O perfume de jasmim se obtem através de um processo chamado "enfleurage", que consiste em impregnar as substâncias aromáticas em cera e depois extrair o óleo com álcool. Também são utilizados compostos químicos aromáticos.Os fixadores que aglutinam as diversas fragrâncias incluem bálsamos, âmbar cinzento e secreções glandulares de civetas e cervos almiscarados.


Estas secreções sem diluir tem um odor desagradável, porém em solução alcoólica atuam como conservantes. Atualmente, estes animais estão protegidos em muitos países, por isso, os fabricantes utilizam almiscares sintéticos. A quantidade de álcool depende do tipo de perfume que se quer obter. Normalmente, a mistura deixa-se envelhecer por 1 ano.

Fontes:



http://pt.wikipedia.org/wiki/Perfume
http://www.bolsademulher.com/estilo/materia/o_perfume/15056/1
http://www.sacks.com.br/site/historia_perfumes.asp